Não tem coisa pior do que roupa branca que não fica branca, não é mesmo? No post de hoje vamos mostrar como clarear roupa com bicarbonato de sódio.

Apesar de seu uso ser considerado muito elegante, as pessoas evitam roupas brancas justamente pela perda da intensidade da cor. Conforme se usa, é comum que fiquem encardidas e

com uma aparência mais feinha, parecendo estar mais desgastadas do que realmente estão.

Mas usando o bicarbonato para clarear as roupas isso está prestes a mudar!!!

 

Entendendo um pouco sobre o bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio clareia as roupas por conta da sua alcalinidade, que tem o poder para desencardir as roupas, sendo muito eficiente também para tirar aquele amarelado das roupas que ficam guardadas por muito tempo.

Além de alcalino, o bicarbonato também é considerado um produto atóxico, ou seja, não oferece qualquer tipo de risco ou dano, desde que usado de maneira correta, evidentemente.

Como clarear roupa com bicarbonato de sódio

Ao contrário da famosa cândida (ou água sanitária), o bicarbonato de sódio não agride o tecido da roupa, podendo ser usado sem medo. A água sanitária, se usada de maneira excessiva ou incorreta, pode acabar, na realidade, deixando um amarelado nas roupas, um risco que não existe com o bicarbonato de sódio.

Outro ponto positivo que pesa a favor do uso do bicarbonato para clarear as roupas é o seu custo, totalmente acessível. Você não precisa de produtos mirabolantes e caros para desencardir sua roupa.

 

Como clarear roupas brancas com bicarbonato

 

Porque as roupas ficam amareladas?

Antes de entender o valor do bicarbonato para deixar suas roupas branquinhas, devemos entender porquê as roupas brancas vão ficando com um tom amarelado ao longo do tempo.

Porque as roupas ficam amareladas

 

Água Fria

Bom, uma das causas disso é a lavagem da roupa com água fria. A água fria pode fazer com que o sabão utilizado para a lavagem da roupa congele, gerando uma fina camada sobre a roupa lavada que, posteriormente, adquire um tom amarelado.

 

Excesso de água sanitária

A água sanitária torna a roupa mais branca, mas, em muita quantidade, pode tornar a roupa amarelada. A água sanitária é um desinfetante forte e grande parte da química faz com que tecidos se deteriorem e se tornem amarelados ao longo do tempo.

Água sanitária bicarbonato clarear roupa

 

Decomposição dos agente branqueadores

Outra causa bastante comum é a decomposição do agente branqueador. Geralmente, os fabricantes utilizam produtos químicos para manter o branco bem vivo nas cores e, conforme a roupa vai sendo utilizada e armazenada nos armários, esses agentes branqueadores vão se decompondo e gerando aquele tom amarelado que ninguém gosta em suas roupas brancas.

 

Como desencardir roupa branca com bicarbonato

 

Seja qual for o motivo, vamos ver agora como clarear e desencardir roupa branca com bicarbonato, vamos a algumas delas:

 

  • Adicionar o bicarbonato junto com o sabão em pó na máquina de lavar

Um dos métodos mais utilizados de como clarear roupa com bicarbonato é combinando-o na lavagem juntamente com o sabão em pó.

Quando for lavar a roupa na máquina, além de seu sabão preferido, adicione ½ xícara de bicarbonato no processo. Ele vai agir de modo a clarear as roupas sem agredi-las.

Importante lembrar que essa medida é recomendada para lavagem com capacidade total da máquina. Se for necessário, ajuste a dosagem.

Sabão Em Pó com um pouco de bicarbonato

Basta Adicionar um Pouco de Bicarbonato ao Sabão em Pó

 

  • Usar como se fosse uma pasta

Esse método de como clarear roupa com bicarbonato também é muito usual, em especial quando tiver manchas isoladas e pontuais na roupa.

Em um recipiente crie uma pasta misturando um pouco de bicarbonato com água. Geralmente em medidas iguais. Mexa bem até que fique homogêneo.

Depois, você aplica essa mistura sobre a mancha e deixe-a agir por alguns minutos. A tendência é que o bicarbonato penetre no tecido da roupa clareando-a.

Como desencardir roupa branca

 

  • Esfregando na mancha em situações especiais

Se houver uma roupa manchada com ferrugem, por exemplo, você pode jogar um pouquinho do bicarbonato sobre a mancha e esfregar com as mãos (ou uma escova que não estrague o tecido).

O ideal, depois de esfregar, é deixar o bicarbonato agir por algumas horas antes de lavar a roupa normalmente.

 

  • Fervendo

Isso mesmo! Ferver as roupas é outra maneira eficaz de clarear roupa com bicarbonato.

Para panos de prato, por exemplo, ferva-os por 5 minutos em uma solução de 1 litro de água para 1 colher de sopa de bicarbonato. Depois, lave-os como de costume.

Já para tecidos de linho ou algodão, você pode fervê-los por 1 hora em uma solução composta de 1 colher de sopa de bicarbonato e 1 pitada de sal para cada litro de água.

Ferver Roupa para TIrar amarelado

Por incrível que pareça, ferver roupas pode ser uma excelente medida para tirar aquele amarelado que não sai de forma nenhuma

Importante: O bicarbonato de sódio tem o poder de clarear as roupas, então não é recomendado usar em tecidos coloridos ou pretos. Dependendo do tecido, pode ser que ele clareie, principalmente se ficar de molho ou for lavado junto às roupas brancas na máquina.

 

Produtos alternativos ao Bicarbonato de sódio para clarear suas roupas

Além do bicarbonato de sódio, existem alguns outro produtos caseiros que você pode utilizar para deixar as suas peças cada vez mais branca, entretanto, é necessário saber o que utilizar.

Aqui vão alguns produtos que podem ser utilizados com segurança para suas peças, desde que tomados os devidos cuidados:

 

  • Lava-roupas
  • Álcool
  • Tira manchas para roupas brancas (desde que o produto seja baseado em água oxigenada)
  • Vinagre de álcool
  • Água oxigenada
  • Água sanitária: a água sanitária pode, eventualmente, ser utilizada para clarear roupas, mas, como já dito, a longo prazo ela tende a amarelar as roupas, por isso, use com bastante moderação.

 

O que você não deve usar para clarear roupa branca

  • Anil: apesar de dar uma brancura inicial, o anil tende a ir gerando um tom meio azulados nas roupas a longo prazo.
  • Açúcar: O açúcar pode diluir a água sanitária, o que reduz a sua eficácia, além de provocar reações químicas com a água sanitária que pode gerar gases tóxicos nocivos a saúde.
  • Sal: O sal possui excelentes propriedades de fixação de cor, por isso não é recomendada sua utilização ao lidar com roupas brancas.
  • Cloro: É um produto muito forte, que pode facilmente acabar causando danos a sua saúde. O ideal é ficar longe a menos que você seja um profissional experiente.
  • Micro-ondas: algumas pessoas utilizam o forno de micro-ondas para clarear roupa branca. Entretanto, recomendadamos fazer isso. O micro-ondas costuma ser usado para o preparo de comida, por isso, pode acabar manchando o tecido com partículas de alimentos. Além disso, pode deixar as roupas impregnadas com cheiro de comida.

 

Como clarear roupa branca de bebê

As roupas de bebê são um caso especial, já que todo o cuidado é pouco quando se trata de uma pele tão sensível.

Um bom método é utilizar uma mistura de vinagre com bicarbonato. Deixe as roupas do bebê de molho na mistura e, em seguida, lave usando um lava-roupas para roupas delicadas.

Veja este nosso guia mais completo para lavar roupas de bebê de modo adequado.

Clarear roupa branca de bebê

 

Promoção Dry Wash – Sua Roupa Impecavelmente Branca

Para deixar suar roupas sempre impecáveis, não se esqueça, é só trazer até a Dry Wash mais próxima ou contar com nosso serviço de delivery.

Estamos com uma excelente promoção na lavagem de camisas, a partir de 19,90 por peça. Entre em contato conosco!

lavanderia de camisas

 

 

 

whats
whats