Costurar é uma arte. Muitas pessoas sobrevivem apenas da costura. Mas é um trabalho muito difícil e árduo, é preciso ter muito cuidado e precisão.

Em alguns estados brasileiros a costura é mais valorizada do que em outros. Contudo, o certo é que todo mundo saiba nem que seja um pouco de costura, pois encontrar um boa costureira, por vezes, pode ser muito difícil.Por isso, se nesse novo ano você deseja aprender a costurar, esse é o momento certo para isso. Pessoas com mais prática, tem o hábito de costurar usando a máquina, contudo, se você está começando, precisa aprender a costurar à mão, para só depois usar a máquina de costura.

Dicas práticas de como costurar à mão

O primeiro passo para você que deseja costurar à mão é saber escolher a agulha e a linha. Para cada tipo de tecido existe uma agulha e linha específica.

Caso você decida fazer uma roupa, escolha um tecido de acordo com sua linha, como, por exemplo, se for usar um tecido de algodão é preciso ter linha para esse tipo de pano e vice-versa. Diante disso, conheça os tipos de pano, linha e agulha.

Quando você for costurar algum tecido, talvez tenha dúvida sobre qual o tamanho da linha para utilizar. Você pode fazer essa medida de acordo com o tamanho da costura, no entanto, se você pegar uma grande quantidade de linha, ela pode enrolar. Então, de preferência, opte por um tamanho de 40cm.

Para cada tipo de costura, existe um tamanho específico de linha, por exemplo, se você for pregar um botão, 10cm resolve seu problema.

Quais os pontos mais comuns na costura à mão

Costurar à mão é uma habilidade que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa. Existem vários tipos de pontos que podem se aplicados na hora da costura, conhecer cada um deles e quando aplicar é essencial para desenvolver uma costura de sucesso.

Ponto alinhavo

Esse ponto é utilizado para um tipo de costura temporária, somente para saber como a peça vai ficar no corpo e depois fazer a costura definitiva.

Esse ponto é caracterizado por largos pontos iguais, tanto em cima, quanto embaixo do tecido. Tudo que você precisa fazer é definir onde você vai precisar fechar o tecido e marcar o local. Depois é só costurar.

Ponto corrido

Esse ponto é usado para fazer reparos nas roupas. Geralmente é o mais utilizado, apesar de ser um pouco mais difícil de fazer esse tipo de ponto. Então se você deseja remendar alguma roupa, esse é o ponto certo.

O ponto corrido tem muita semelhança com o alinhavo, a única diferença é que ele é curto, pois é uma costura definitiva, por isso, precisa ser feito dessa forma.

Na parte de cima ele é estreito, mas na parte de baixo precisa ser mais estreito ainda, pois todos precisam ficar bem unidos.

Esses são os dois pontos mais comuns da costura à mão; existem outros, mas são mais difíceis e para colocá-los em prática é necessário dominar o básico.

No mais é isso, se quiser um trabalho com qualidade, nos procure. Temos serviços incríveis de costura.

whats
whats