Trabalhar com costura não é a tarefa mais fácil do mundo. Saber como costurar calça, bermuda, camisa ainda é uma técnica bastante útil, mas que nem todo mundo domina.

A calça em si costuma ser uma das peças mais prejudicadas pelo uso, seja pelo atrito entre as pernas ou mesmo por não termos um campo de visão adequado. Muitos de nós simplesmente esbarram e só percebem o estrago algum tempo depois.Afinal de contas, não temos como ficar olhando o chão o tempo todo.

Mas o que fazer? Será que realmente vale a pena costurar a peça?

Não vamos negar, algumas peças podem ser bem mais difíceis de se reparar, enquanto outras são feitas para receber consertos.

Um exemplo clássico é a calça jeans, que foi inicialmente projetada para situações mais robustas e pesadas. Assim ela acaba se comunicando com o tecido de maneira mais inteligente e segura.

Seja como for, ter o conhecimento para remediar a situação é crucial, principalmente em situações de viagens ou algo semelhante. Por isso hoje traremos um simples guia sobre como costurar calça.

Assim você pode se sentir mais segura e prevenida em várias situações. E é claro, estamos aqui para suas dúvidas, se não entender algo é só perguntar nos comentários.

Como costurar calça?

Primeiramente é importante ter em mãos linha (da cor mais próxima da peça possível), agulha e um pedaço de pano maior do que o problema (preferencialmente do mesmo tecido).

Existem situações que são simples, onde há apenas um pedaço da calça onde a costura se desfez. Mas também podem existir problemas onde haja um buraco. Como é o caso das roturas de fricção entre as pernas.

Para aqueles que são só um rasgo pequeno ou então uma descostura, a solução é fácil. Você irá unir as duas partes utilizando a linha e agulha simplesmente.

Utilize o passador de linha para colocar a linha na agulha. Dê um nó inicial para que a costura não se desfaça, e então vá fazendo pequenas emendas por toda extensão do tecido.

Isto garante que você consiga entregar um excelente e forte conserto para o problema. Entretanto algumas avarias podem ser maiores.

Neste caso fazer um remendo é necessário. E você deve preferencialmente utilizar o mesmo tecido da calça.

Ao fazer o remendo lembre-se de deixar o pano na parte de dentro. Assim ele ficará menos visível ainda que seja um remendo pequeno. Lembre-se de não utilizar um pedaço de pano do tamanho exato da rotura.

O ideal é que você tenha um pedaço maior, e as costuras de fixação devem ser feitas na parte boa da calça. Jamais utilize a parte já desgastada para dar fixação.

Assim seu concerto irá durar muito mais do que o necessário.

Entretanto, é importante dizer que antes de começar a fazer seus procedimentos é ideal que a calça esteja limpa, seca e passada.

Uma dica que sempre damos é que é melhor deixar este tipo de atividade com os profissionais. Por isso estamos sempre dispostos a fazer isto para você.

Basta nos chamar que iremos ajudar.

Até a próxima!

whats
whats