Em determinado momento da vida  alguém vai precisar costurar alguma coisa, seja para criar um peça de roupa, remendar algum buraco ou pregar botão. O fato é que, todos precisam saber pelo menos o básico sobre costura para sobreviver.

Se você não quer pagar caro ou ficar procurando uma costureira para resolver problemas simples, então neste post você vai aprender como costurar com agulha e deixar suas roupas inteiras novamente.

Dicas de como costurar com agulha

Para costurar com agulha é preciso conhecer os tipos de agulha e linha e qual deve ser usada com qual. Cada tecido exige uma agulha e linha específica, então não adianta ter em casa apenas aquela agulha padrão.

Se você for costurar jeans, vai precisar de uma agulha grossa, se for costurar algodão, você pode usar a agulha fina, mas a linha precisa ser a mesma do tecido. Então, fique atenta a esses detalhes.

Quando for costurar meça a quantidade de linha que vai precisar, isso vai evitar desperdício. Porém, evite cortar pedaços grandes de linhas, pois ela pode enrolar e depois vai te dá trabalho. Por isso, o ideal é separar no máximo 40 cm de linha.

Existem vários pontos que podem ser feitos com a agulha, para cada um deles existe um propósito.

Ponto alinhavo

Esse ponto é utilizado para quem deseja fazer uma costura temporária. Por exemplo, alguém vai fazer uma blusa, aí essa pessoa corta o pano e faz esse alinhavo para saber se ela vai servir na pessoa ou aonde vai precisar fazer os ajustes.

Esse ponto é grande e bem separado, por isso ele é fraco, mas lembre-se o alinhavo é temporário, só serve mesmo para saber se tá tudo dentro do desejado.

Ponto corrido

O ponto corrido é bem parecido com o alinhavo em estética, mas esse ponto é definitivo. Geralmente é usado para fazer reparos nas roupas, o que o torna um dos pontos mais comuns da costura à mão.

O ponto corrido é mais curto que o alinhavo. Ele precisa ser mais estreito em baixo do que em cima e precisa seguir uma linha reta para ser considerado assim.

Ponto atrás

O ponto atrás possui um grau de dificuldade maior, pois é semelhante ao da costura numa máquina. Ele geralmente utiliza linha dupla e também segue uma reta, mas possui alguns métodos específicos na hora de aplicar.

Esse ponto é mais usado por especialistas, que já tem prática. Ele é usado para confeccionar roupas, então, dificilmente você vai utilizar esse ponto no dia a dia.

Ponto chuleado

Esse ponto é usado para impedir que o tecido desfie, por isso ele é feio de fora a fora do pano. Tudo que você precisa fazer é aparar as partes desfiadas da barra do tecido e passar a agulha por dentro e dar a volta no tecido.

Esse tipo de ponto também é muito comum e não tem um grau de dificuldade elevado. Facilmente você consegue fazer esse ponto, mesmo não tendo prática.

Agora é só aprender e colocar em prática. A costura é difícil no início, mas depois você acostuma e se torna fácil.

Bom, agora que você já tem todas estas orientações é só começar. Mas recomendamos que você venha até a Dry Wash, aqui temos uma excelente quantidade de serviços, entre eles o de costura.

Até a próxima!

whats
whats