Feltro é algo lindo. Geralmente vende-se muitos artesanatos feitos do feltro, principalmente para bebês e crianças. É comum encontrar algum feltro dentro do quarto de algum bebê.

Muitas pessoas ficaram desempregadas devido à pandemia e por isso buscam na costura um jeito de conseguir recursos financeiros. As peças de feltro são lindas e podem dar muito certo, mas antes de se aventurar nesse tipo de costura, é essencial ter uma base, senão, você vai perder tempo e dinheiro.

Porém, se você já tem uma base na costura e deseja aprender uma nova técnica, o feltro pode te ajudar a melhorar cada vez mais.Dicas práticas de como costurar feltro

O feltro exige uma costura caprichosa, mas todo mundo tem potencial para aprender esse tipo de costura, só precisa ser perseverante e ter paciência, pois demanda tempo.

Quando for costurar o feltro, fique bem atenta ao espaço deixado entre um ponto e outro, quanto menor for, mais bonita e delicada será a peça. Não se desespere, tenha calma.

Contudo, o primeiro passo é a escolha da agulha. A agulha precisa ser simples e pequena com a ponta fina, essas tradicionais que geralmente se tem em casa.

A linha mais indicada é a retrós. Se você deseja ter resultado mais delicado e bonito, sempre use a linha da cor do feltro, porém, se quiser dar um destaque ou fazer uma arte diferente, você também tem liberdade para escolher linhas de outras cores. Mas as cores precisam estar sempre em harmonia.

Pontos mais usados no feltro

Assim como em toda área da costura, o feltro também possui alguns pontos muito utilizados. Esses pontos não são difíceis de aplicar, mas requerem cuidado.

Ponto caseado

Esse é um ponto bem simples, mas favorece no acabamento da peça. Ele também é um dos mais utilizados.

Para fazer esse tipo de ponto é necessário jogar a linha para a esquerda e passar a agulha de frente para trás, assim a agulha vai sair de dentro de uma argolinha. Em seguida, é só terminar de puxar a agulha e formar o ponto caseado. Esteja sempre atenta à distância dos pontos.

Ponto alinhavo

O ponto alinhavo é ainda mais simples, contudo, existem regras de espaçamento e simetria, logo, requer atenção dobrada na hora de fazer. Por isso, mantenha sempre a atenção.

Esconda o nó entre as camadas de feltro, em seguida, passe-a para trás, depois é só repetir o processo, até finalizar a peça, mas sempre mantendo uma atenção especial ao espaçamento.

Geralmente esse ponto é usado para fechar ou unir as peças de feltro.

Ponto atrás

Esse é um ponto utilizado para contornar ou traçar linhas de um desenho, ou seja, com esse ponto você pode criar um olho, sorriso ou acessórios de algum brinquedo de feltro.

Fazer esse ponto é bem simples, você só precisa fazer a agulha voltar uma casa e repetir o processo até ficar no formato desejado. Esse ponto da vida a qualquer personagem.

Esses são os pontos mais comuns e utilizados no feltro. Como você pôde notar, não é nenhum bicho de sete cabeças, só é preciso ter prática e dedicação.

No mais é isso, esperamos ter ajudado. Mas se quiser um serviço bem feito e completo é só nos procurar!

Até a próxima.

whats
whats