Como costurar um rasgo? Parece que o dano em algumas peças de roupas pode ferir tão quanto um machucado em nossa pele.

Seja por conta do valor sentimental ou mesmo por conta do valor da peça em si. Mas nada disso é tão permanente que não se possa dar um jeito.

Claro, há casos irreparáveis, como por exemplo roupas de uma peça só. Este tipo de vestimenta pode facilmente receber um dano que não tenha como esconder.Algumas peças possuem tecido que pode ser concertado de maneira discreta, como por exemplo os jeans. Mas outras malhas sintéticas ou finas, como por exemplo o poliéster, irão exigir mais habilidades.

Seja como for, saber como costurar um rasgo pode realmente ressuscitar alguma roupa favorita. Ou mesmo aumentar a vida útil daquela que você utiliza somente para ficar em casa.

Claro, você precisa previamente comprar linha e agulhas para fazer este empreendimento. Comprar um kit de costura será um excelente começo para quem deseja fazer esta atividade de maneira mais rotineira.

Senão, procure somente um tipo de agulha apropriado, compre ao menos duas para não correr o risco de perder ou quebrar. Depois compre uma linha na cor e tonalidade mais semelhante que você encontrar.

Você também vai precisar de um pedaço de pano maior do que o rasgo. Assim cobrirá a extensão total do dano.

E claro, muita paciência.

Como costurar um rasgo?

Para começar do melhor jeito é necessário passar a linha através da agulha utilizando o passador de linha. Este é um aparelho super prático, onde a sua parte maior tem uma aparência de moeda ainda mais achatada. E do outro lado possui um arame em forma de losango.

Basta passar o losango por dentro do buraco da agulha, e assim que ele se abrir do outro lado, atravesse a linha pelo meio dele. Agora basta puxar ele de volta para o outro lado da agulha. Assim a linha passará junto com o arame por dentro do buraco.

Agora vire a calça do avesso e recorte um pedaço de pano que você tem separado para cobrir o rasgo. É importante que ele seja maior que o dano, mas não muito (ou o trabalho será muito grande).

Então aproveite para costurar utilizando a agulha e linha para unir o pedaço com a calça. Para isto basta passar duas vezes e fechar um nó com a terceira.

Em seguida vá trançando com a linha até cobrir todo o perímetro do rasgo. Para concluir faça o mesmo procedimento do início e feche outro nó. Assim você evita que o reparo se descosture sozinho.

Também não faça muito justo, pois o pano danificado pode facilmente rasgar sob os novos pontos de pressão.

Se possível, utilize uma máquina de costura, os procedimentos são os mesmos, mas a máquina permite uma costura mais eficaz, elegante e discreta.

No mais é isso, espero que estas dicas tenham sido úteis. Mas aqui na Dry Wash temos serviços de costura por profissionais. Que tal dar uma passadinha e fazer algo com qualidade?

Até a próxima!

whats
whats