O processo de engomar existe há muitos anos, e é muito conhecido por costureiras e artesãs, onde a intenção é deixar a peça alinhada, eliminando então todos os amassados, porém nem todos sabem como engomar tecidos, principalmente de linho.

Aprenda a seguir como engomar uma roupas de linho, quais os passos que devem ser seguidos para fazer esse processo com excelência e evitar estragos nas peças e até mesmo prejuízos.

 

Como engomar linho? – 4 formas diferentes para engomar um tecido de linho

Quando se fala em engomar a intenção é alinhar a peça, por isso é importante que ela esteja esticada por completo em sua tábua de passar para evitar formatos indesejados, conheça agora 4 formas diferentes para engomar seu tecido de linho.

1 – Engomar com amido de milho

Essa é uma das formas mais utilizadas, basta colocar 2 colheres de amido de milho dissolvida em 2 copos de 150ml com água, coloque tudo num borrifador em seguida umedeça o tecido com a substância do borrifador e realiza o processo de passar normalmente, principalmente nas extremidades.

2 – Engomar com cola branca

Para engomar com cola branca, basta colocar num borrifador 200 ml de água e 2 colheres de cola branca. É importante não exagerar na cola para não estragar ou endurecer a peça de linho, em seguida realize como de costume o processo de passar, foque nas extremidades para adicionar a solução.

3 – Engomar com álcool

Além da dica anterior o álcool é uma ótima opção, basta colocar 40 ml de álcool em  150 ml de água, faça uso também do borrifador para facilitar o processo de aplicação. E para esse processo não tem segredo, basta umedecer com a solução e realizar o processo de passar como de costume, dando atenção nas extremidades para formar o alinhamento.

4 – Engomar com verniz acrílico

Esse produto também é conhecido como termolina leitosa, basta colocar num pote pequeno o 2 colheres de verniz acrílico juntamente com 2 colheres de água, faça aplicação na peça utilizando um pincel, aplicando mais nas extremidades do tecido, evitando o centro, pelo fato de ser aplicado com pincel, cuide para não adicionar demais numa mesma região.

 

Cuidados ao engomar o tecido

Nunca aplique solução mais numa só região, a intenção é apenas umedecer e não encharcar. Caso seja colocado produto em excesso a chance de manchar não só a peça de linho, mas todo tipo de tecido é grande.

Nunca demore com ferro quente em cima da peça com produto, pois o risco de queimar por completo o tecido é de quase 100%, por isso dois segundos com o ferro numa região é o suficiente. Tomando esses cuidados o seu tecido de linho ficará perfeitamente engomado.

 

Considerações finais

Saber como engomar linho não é uma tarefa fácil, como você pode ver. Entretanto, o visual é realmente recompensador, principalmente para quem deseja ter uma apresentação impecável.

Por isso, sempre que precisar de um serviço de limpeza de qualidade, procure uma das nossas várias lojas. Estamos à disposição para te ajudar a estar sempre em dia com o visual.

Até a próxima!

whats
whats