O capacete é um acessório indispensável no momento de pilotar uma moto. Ele é a principal segurança do piloto. Muitas pessoas já foram salvas por causa do capacete, por isso, ele jamais deve ficar de fora.

Mas apesar de proteger, o capacete é um item que contrai muita sujeira, principalmente no verão, onde o calor deixa a parte interna suada e com odores. Diante disso, é necessário fazer uma limpeza regularmente, a fim de prevenir doenças.

Mas como fazer a limpeza de capacete? Se você tem essa dúvida, então fique atento às informações a seguir de como manter seu capacete sempre limpo.

Dicas práticas de como fazer a limpeza de capacetes

Os especialistas recomendam que o capacete precisa ser limpo uma vez por semana, contudo, se o uso do item é diário, então essa limpeza precisa ser feita a cada dois dias. Vale a pena lembrar que a vida útil de um capacete são de 3 a 5 anos.

Existem capacetes cujo forro é removível, se o seu é assim então a limpeza se torna mais fácil. Retire o forro, narigueira e viseira cuidadosamente, em seguida, lave esses itens separadamente, pois cada um deles é lavado de um jeito específico.

Você pode lavar o forro na máquina de lavar, contudo, sempre na opção, roupa delicada, assim você evita a danificação do tecido. A narigueira ou viseira pode lavar na mão com o uso de escova que tenha as cerdas macias. Sempre lave com cuidado e delicadeza.

Se quiser pode usar água morna e sempre opte por sabão neutro ou shampoo infantil. Senão, você corre o risco de contrair uma alergia, por isso nunca use produtos químicos. Essa é a forma correta de limpar o capacete que possui a parte interna removível.

Porém, caso o fundo do seu capacete não seja removível, então passe um pano úmido com detergente neutro, depois passe outro pano para remover o sabão. Feito isso, deixe ele secar num local arejado.

Contudo, existem capacetes que não podem ser lavados. Nesse caso, coloque ele para cima num local que tenha acesso a luz solar. Pois o calor é um dos meios mais eficazes para matar qualquer vírus.

Uma dica importante é nunca deixar o capacete em lugares molhados, cadeiras, bancos, mesas ou chão. Sempre deixe ele no antebraço ou com a abertura virada para cima. Isso evita o acúmulo de bactérias.

A parte externa do capacete também precisa ser limpa. Tudo que você precisa fazer é utilizar água corrente. Não é necessário passar nenhuma escova. Se precisar, use um pano macio e passe com cuidado, para não arranhar partes importantes.

Se quiser, depois de lavar pode usar cera especial de capacete, assim ele fica brilhando e bem limpo. No caso da parte externa, sempre deixe ele secar na sombra, pois o sol pode danificar.

Essas são algumas dicas e orientações para você que deseja manter seu capacete sempre limpo. Se estiver disponível agora, já pode começar a higienização. Afinal, é muito simples limpar o capacete, né?

Precisando de serviços profissionais é só nos buscar!

whats
whats