Roupas de couro sintético costumam ser muito elegantes. Quase todo brasileiro possui alguma roupa de couro no guarda roupa. Em épocas de frio, é comum ver pessoas andando na rua com alguma roupa de couro.

Recentemente, estão sendo criadas várias peças de roupas de couro sintético. Hoje já é possível ver calça e saia desse tipo de material, algo que antigamente só era usado em roupas de frio.Antes de falar sobre a limpeza do couro sintético é preciso entender o que é esse couro.

Couro sintético é um laminado com um tipo de substrato advindo do petróleo. Ele não é um couro legítimo, mas é tão bonito quanto. Mas como lavar couro sintético?

Passo a passo de como lavar couro sintético

O bom de usar couro sintético é que ele exige menos cuidados na hora de lavar do que o couro legítimo. Em contrapartida, a durabilidade de uma roupa feita de couro sintético é bem menor do que uma roupa de couro legítimo.

O primeiro passo ao se limpar uma roupa de couro sintético é observar se existe alguma mancha no tecido. Caso tenha, você precisa passar um pano úmido para efetuar a limpeza dessa mancha.

Enquanto isso, dilua uma colher de sopa de sabão suave em uma pequena bacia com água morna. Existe sabão específico para tecido sintético, mas caso não encontre, use um sabão especial para tecidos delicados.

Depois de adicionar o sabão na água morna, mexa bem até diluir o sabão na água. Em seguida, pegue um pano macio e molhe ele no sabão. Feito isso, esprema-o bem e passe na roupa.

Passe o pano com muito cuidado, sempre priorizando os locais com acúmulo de sujeira, gordura ou arranhões. Faça esse processo pelo menos três vezes. Isso garantirá uma limpeza muito mais profunda.

Para fazer o enxágue da jaqueta, passe um pano úmido limpo. Repita o processo até não ter mais nenhum resíduo de sabão. Caso fique algum resíduo, a tendência é o couro endurecer e posteriormente trincar.

Em seguida, passe um pano totalmente seco para secar a roupa. Caso ainda fique um pouco molhado, deixe ela secar na sombra, mas que seja ao ar livre. Em hipótese alguma, utilize secadora ou secador de cabelo. Isso prejudica o material.

Depois que a roupa já estiver seca, para mantê-la com um aspecto de nova por mais tempo, você pode adicionar alguns produtos específicos que vai cuidar do couro.

Você pode passar um pouco de condicionador, azeite de oliva ou algum produto específico para couro sintético. Não importa qual produto você vai usar, ele precisa ser pouco.

Esses produtos ajudam a impedir o ressecamento do couro preservando o material por muito mais tempo.

É importante ressaltar que a limpeza de uma roupa de couro sintético não pode ser feita com regularidade, se não, o material tende a se decompor mais rápido. Efetue a limpeza uma vez ao mês.

Essas foram algumas dicas práticas sobre como lavar couro sintético. Agora que você já sabe, pode preservar suas roupas com muito mais qualidade e por muito mais tempo.

Lembre-se, para obter segurança total o melhor mesmo é contar com a ajuda de profissionais. E nós da Dry Wash estamos 100% disponíveis para te ajudar. Basta entrar em contato conosco.

whats
whats