Como lavar farda militar se torna um assunto recorrente sempre que o 7 de setembro se aproxima

Com o próximo dia 7, esta cada vez mais perto o dia da Comemoração da Independência do Brasil, e logo vem a dúvida: Como lavar farda militar para que ela não desbote?
Manter o uniforme impecável e com as cores vivas e vibrantes pode ser um grande desafio, mas essa tarefa se tornará mais fácil com as dicas do nosso post de hoje que tira todas as suas dúvidas de como lavar farda militar.

Imagine se no desfile de 7 de setembro por exemplo, você se deparasse com cada militar vestindo uma tonalidade diferente (embora parecida) de uniforme, um mais desbotado do que outro. Seria um horror, não é mesmo?

 

O que pode ser considerado farda militar?

Quando a gente fala de lavar farda militar não estamos somente nos referindo ao uniforme dos soldados do exército.

Podem ser incluídos na lista como farda militar, além do uniforme do exército:

 

  • Fardamento da aeronáutica

  • Farda de marinheiros

  • Uniforme de policiais militares

  • Uniforme de policiais rodoviários

  • Uniforme de policiais civil

  • Uniforme de guardas municipais

  • Uniforme de guardas de trânsito

  • Uniforme de segurança de empresas privadas

 

Então, vamos lá! Para conservar melhor sua farda militar…

 

Lavagem de fardamento: Como fazer?

 

A grande maioria das roupas desbota e ficam com as cores mais apagadas por conta de erros na lavagem, e o mesmo pode acontecer na hora de lavar a farda militar.

Confira as principais dicas de como lavar farda militar para que ela não perca rapidamente o aspecto, principalmente a sua cor:

– Geralmente a farda militar pode ser lavada à máquina. Na dúvida, confira a etiqueta com as instruções de lavagem.

– Não precisa ficar de molho, e se quiser colocar, não deixe mais do que 10 minutos.

– Se necessário, faça a remoção de manchas como se fossem em roupas coloridas. Atentar para o tipo de tecido.

– Nunca use água sanitária para lavar farda militar. Você pode usar normalmente o sabão, mas a melhor opção nesse caso é o líquido. Muitos profissionais recomendam um que seja próprio para roupas coloridas.

– Também pode usar amaciante de roupa na lavagem da farda militar. Só tomar cuidado para usar a proporção correta, pois muitos preferem colocar na máquina somente o fardamento.

– A secagem mais recomendada é ao ar livre e à sombra. Até pode colocar a farda militar para secar no sol, mas precisa ficar atento para não ficar tempo demais sob o sol quente isso ressaca e pode desbotar a farda.

– Use a opção de lavagem normal na máquina.

Viram como é simples lavar farda militar? Praticamente os mesmos procedimentos da lavagem de roupa colorida de uso diário, o que não deixa de ser.

 

Outras dicas de como preservar sua farda militar

As soluções caseiras também funcionam na hora de lavar farda militar.

A técnica que utiliza vinagre, água oxigenada ou bicarbonato de sódio pode, perfeitamente, ser utilizada na hora de lavar fardas militares.

O uso desses produtos não danifica o uniforme, e ainda contribui para tirar aquele cheirinho incômodo de suor que pode permanecer na roupa ou aquela mancha de desodorante.

 

Como engomar farda militar

Outro processo interessante para aqueles que não abrem mão de manter sua farda sempre muito bem alinhada é o processo de engomar a farda militar. Veja o processo:

Sabe aquela cola branca bem comum, utilizada em trabalhos escolares? Ela também é capaz de produzir uma boa goma. Para isso, você vai precisar de:

  • 1/2 xícara de cola branca
  • 1/2 xícara de água

Em uma vasilha, coloque a cola branca e a água. Mexa bem até a mistura ficar bem uniforme. O passo seguinte é colocar essa mistura no tecido. Dá para fazer isso de duas formas: mergulhar a roupa dentro da vasilha para que todo tecido fique molhado ou utilizar um pincel largo para aplicar a mistura.

Após a aplicação, coloque a roupa para secar em uma superfície plana. Depois de seca, é só passar a peça usando ferro em temperatura média. Apesar de a cola ser branca, ao secar ela formará uma película transparente. Isso significa que essa técnica de como engomar tecido com cola branca pode ser utilizada tanto em tecidos claros, como nos coloridos.

Para engomar camisas comece pelo colarinho. Depois passe a parte superior e em seguida a inferior, sempre alisando o tecido sobre a tábua. Por fim, passe as mangas e punhos. Finalize passando a parte de trás da camisa. Se houver pregas no modelo, passe pelo avesso do tecido.

E para finalizar, uma dica extra: você pode usar um pouco de sal fino de cozinha na lavagem, pois isso evita o desbotamento.

Não se esqueça: Se quiser um serviço profissional, pode deixar com a gente.

whats
whats