Por ser uma peça pesada e que absorve suor, muitas pessoas erram na hora  de lavar o Kimono, por isso é muito importante seguir alguns passos, para evitar manchas, mofos e odores que são causados pela umidade.

A seguir, conheça o passo a passo sobre a forma correta de se lavar um Kimono sem danificá-lo, sendo assim  é importante se atentar a algumas dicas e cuidados que devem ser observados e adotados.

O que é um kimono?

Para quem não conhece kimono é uma espécie de roupão de origem japonesa, onde era usado tanto por adultos, quanto velhos e crianças, porém diferente do que vemos hoje esse roupão era feito de tecidos mais finos como a seda, e eram usados em épocas festivas como em festas típicas e até casamento.

Hoje o kimono é feito de algodão ou linho e é utilizado nos mais variados tipos de lutas japonesas ou asiáticas em geral como o judô, karatê, jiu-jitsu, kung fu, aikido, entre outras artes marciais, destinadas para quase todas as idades.

 

Remova o mau cheiro

Antes de levar seu kimono na máquina, deixe-o de molho para remover os odores, por isso coloque no balde água, limão, detergente neutro e vinagre de álcool, misture tudo e adicione o kimono e esfregue-o por completo.

Nas regiões que acumulam mais suor, adicione sal e esfregue com as mãos ou com o auxílio de uma escova macia se preferir, depois mergulhe o kimono novamente no balde e deixe-o de molho por aproximadamente 30 minutos.

 

Lavagem completa na máquina

Após o molho para remover o odor do kimono, será necessário colocá-lo na máquina, por isso coloque na opção do ciclo curto e delicado, opte por adicionar na máquina de lavar amaciante neutro se possível, a opção esportiva.

Depois que completar o ciclo, remova o kimono da máquina e pendure-o no varal sem dobrá-lo ou se preferir poderá pendurá-lo em um cabide, evite deixá-lo exposto diretamente ao sol, por isso deixe o kimono em um local arejado e que tenha sombra.

 

O que não se deve fazer com um kimono

Nunca guarde um kimono usado, além de ficar com odores, poderá causar manchas e até mofos, por conta do excesso de umidade, por isso busque sempre lavá-lo após o uso para evitar que isso aconteça.

Evite usar alvejante ou qualquer outro produto químico que promete remover manchas, pois eles poderão causar manchas, além de enfraquecer o tecido, por isso faça uso do vinagre de álcool e do bicarbonato para remover manchas e odores.

Evite lavar o kimono junto com outras peças de roupas, pois a limpeza pode não ser feita com eficiência além de poder causar manchas e até mesmo acumular bolinhas formadas de linhas.

Considerações finais

Realmente não é difícil aprender como lavar kimono, mas é desafiador manter ele sempre com uma aparência totalmente limpinha e nova.

Por isso, deixe este tipo de serviço de limpeza na mão dos profissionais. Aqui na Dry Wash temos tudo para atender às suas necessidades e garantir que você tenha uma peça preservada por mais tempo.

Até a próxima dica!

whats
whats