Poucas fibras são tão agradáveis ao toque quanto as fibras mais naturais. E sem dúvida nenhuma o algodão é uma das mais amadas por todo o mundo. Afinal de contas foi um dos primeiros tecidos a ganhar o mercado internacional.

Claro, foi necessário um pouco de tempo até que se criasse uma tecnologia capaz de processar todos os caroços da fibra, mas valeu a pena. Hoje ele está presente em quase todas as peças de roupas, às vezes puro e outras vezes misturado.

Sua porosidade e absorção natural facilitam e muito todo o processo de tingimento. O que é excelente para se criar roupas com excelentes tipos de desenhos e estilos. Por outro lado também é um tecido fácil de passar e guardar.

Entretanto existe um problema muito peculiar no algodão. Infelizmente temos que lidar com um tecido que facilmente se torna desgastado. Muitas vezes pelo mau uso, e tantas outras pela lavagem incorreta.

Acredite você ou não, mas lavar as roupas da maneira errada pode realmente comprometer muitas das peças que você possui. Então, nós da Dry Wash sempre recomendamos que você venha até nós buscar por serviços profissionais e especializados.

Mas seja qual for o motivo pelo qual você queira arriscar em uma empreitada sozinho, também podemos te ajudar com algumas instruções básicas. Acompanhe.

Como lavar roupa de algodão – Guia Completo

Primeiramente sempre separe as roupas de algodão por cores, por ser uma peça fácil de tingir, muitas vezes é uma peça fácil de desbotar. Então teste individualmente cada peça para saber se ela solta tinta.

Utilize um pedaço de pano branco ou papel absorvente ligeiramente umedecido e esfregue. Veja se fica um pouco de tinta removida no final. Se sim provavelmente você terá que lavar esta peça separada e na mão.

Utilize sempre água fria e evite esfregar muito, pois este será um fator para acelerar o desbotamento.

Se as peças separadas por cor forem bem fixadas em sua tinta, mas foram em pouca quantidade, avalie lavar na mão também. Assim você economiza água, e evita problemas com a conta de luz.

Agora, se o fluxo de roupas é um pouco maior nossa recomendação é que você utilize a máquina de lavar com um programa de roupas própria para algodão ou então para roupas delicadas.

Evite também um enxágue duplo e uma centrifugação. Outra recomendação importante é utilizar uma colher de chá ou duas de vinagre na água. Isto ajuda a fixar ainda mais as cores dentro do tecido.

Por último é importante deixar as roupas secarem sempre à sombra, mas em um local ventilado. Isto porque o algodão é uma fibra natural bastante sensível. Muitas vezes a exposição direta pode causar manchas irreversíveis.

Se necessário torça de leve ou esprema as peças com cuidado antes de estender para a secagem. E claro, se o ambiente que você guarda as peças possui mofo, é necessário aplicar algum produto.

As fibras naturais acabam atraindo este tipo de problema muito mais facilmente do que se imagina.

Para lavar suas roupas de algodão de modo impecável, conte com nosso excelente serviço de delivery!

whats
whats