Um dos meios de transportes mais usados são as motos. Tanto nas grandes metrópoles quanto nas cidades pequenas, a moto é um veículo muito tradicional e fundamental para o trabalho.

Mas todo motoqueiro precisa de um capacete para se proteger, caso ocorra algum acidente. Esse é um dos itens mais utilizados  e indispensáveis, por isso precisam ser higienizados com frequência.

Se o capacete não for limpo, então aumenta os casos de contrair alguma infecção, bactéria ou virose. Logo, não se pode brincar com a higienização deste item. Confira a seguir dicas práticas de como limpar capacetes de moto.

Orientações de como limpar capacetes de moto

Os especialistas recomendam que o capacete seja limpo ao menos uma vez por semana, contudo, se você usa ele todos os dias e por muito tempo, então esse tempo precisa ser reduzido em dois dias.

Outra recomendação é que o capacete seja substituído entre 3 a 5 anos. Em caso de acidente, mesmo que ele não sofra nenhum dano externo, ainda assim é obrigatório realizar a troca, não importa o impacto que sofreu.

Porém, se seu capacete está em bom estado e você deseja limpar, o primeiro passo consiste em identificar se o forro pode ser removido. Se sim, retire o forro, a narigueira e a viseira.

O forro você pode lavar na lavadora, contando que tenha o programa de lavagem para roupas delicadas. Pois se colocar em outro tipo de programa, ele pode sofrer danos permanentes.

Porém, se você desejar lavar à mão, use uma escova com cerdas macias, para não danificar. E quando for passar a escova, tenha sempre cautela. Não se esqueça de usar sempre sabão neutro, ou o sabão de coco. Como o capacete está em constante contato com a cabeça, não se pode utilizar nenhum produto químico, pois pode acarretar em infecções e alergias.

Se você retirou o forro, a viseira e a narigueira, então pode lavar a parte externa, através da água corrente. Mas tenha cuidado. Depois de limpar a parte externa, você pode passar uma cera, para deixá-lo com aspecto de novo.

Caso seu capacete não permita a remoção do forro, então você pode fazer a limpeza usando um pano úmido com sabão neutro. Passe sobre todo o capacete e depois passe outro pano úmido para remover todos os resíduos do sabão.

Coloque o capacete para secar no sol, desde que não esteja muito quente. Senão, opte por deixá-lo secando num local arejado sem a presença de alguma luz solar.

É importante lembrar. Não coloque seu capacete em qualquer local, principalmente agora, pois você pode contrair o vírus da covid-19. Sempre mantenha seu capacete com você mesmo. Assim você previne várias enfermidades.

Evite colocá-lo em locais molhados, sujos ou no chão. O capacete precisa estar sempre suspenso e de preferência com a abertura para cima.

Essas foram algumas dicas para você que tem capacete e deseja aprender como cuidar melhor deste ítem de segurança. Agora é só colocar todas essas dicas em prática e andar protegido contra doenças e acidentes.

A Dry Wash está aqui para te ajudar sempre. Até a próxima!

whats
whats