Tingir roupas é definitivamente uma técnica excelente para manter peças que você gosta sempre com aparência de novas. E o melhor, você também passa a economizar na compra de outras que não iriam sair nem um pouco baratas.

Por isso, tentando te ajudar a manter um guarda roupas sempre renovado, nós da Dry Wash estamos aqui para te garantir um bom resultado geral através de um guia simples e completo de como tingir roupas a frio.

 

Até porque muitos dos tecidos não suportam qualquer tipo de técnica de pintura. É necessário fazer escolhas racionais que trazem resultados seguros para cada peça separadamente.

E se você estiver com medo de tentar pela primeira vez, sem problemas. Nós da Dry Wash temos à sua disposição 4 lojas distribuídas pelo Rio de Janeiro para te atender em qualquer situação.

Claro, se você mora muito longe o melhor a ser feito é realmente pedir por um serviço de delivery. Iremos tranquilamente até a sua casa para buscar e depois entregaremos as peças prontinhas.

Dito isto, vamos aos passos.

 

Como tingir roupas a frio – Confira Aqui

Antes de entrar diretamente no tutorial proposto, é importante avisar que nem todo tipo de roupa aceita este processo de tingimento a frio. Algumas podem não absorver a tintura corretamente em suas fibras, soltando a cor durante as primeiras lavagens.

Enquanto isso, fibras totalmente sintéticas podem realmente não ter aderência, o que seria um tanto quanto problemático.

 

1 – Separe o que você precisa

As tinturas a frio normalmente possuem alguns tipos específicos de produtos para serem realizadas. A tinta em pó nem sempre aceita este tipo de tratamento, e por isso o ideal é utilizar a tinta líquida como a Acrilex ou então o Tintol.

Algumas pessoas utilizam chás de produtos de cores mais marcantes. Como por exemplo é o caso da beterraba. O hibisco também propõe uma cor bastante chamativa e que faz com que você tenha resultados bastante interessantes.

Mas neste caso você deve sempre apostar em algo que é mais permanente, ainda que seja totalmente artificial.

Alguns itens são importantes para o processo, como por exemplo:

  • Recipiente grande que pode ir ao fogo

  • 1 Colher para mexer (de pau)

  • Bacia ou outro recipiente para molho

  • Luvas de proteção (borracha ou outro material resistente e impermeável)

  • Tintura escolhida

  • Vinagre branco, sal ou qualquer outro fixador

 

Separe todos estes itens e tenha certeza de que está com eles à disposição antes de iniciar o processo.

Leia a instrução da tinta, se ela requerer a dissolução em água quente, é importante deixar a água esfriar antes de mergulhar a roupa.

Separe as peças bem lavadas e mergulhe na mistura, deixando elas de molho de acordo com as instruções. Normalmente é um processo entre 15 minutos ou meia hora.

Complete o processo trocando a água e deixando a roupa submersa no fixador. Algo que não é necessário com a tinta Acrilex

Se necessário já faça a primeira lavagem da peça, o que não é possível com tinta Acrilex.

Então, deixe a peça secando na sobra por 72 horas ou então pelo tempo recomendado.

Depois basta fazer mais uma lavagem isolada para ter certeza de que a tinta foi fixada.

Em geral o processo é esse, mas para garantir qualidade total, deixe com a nossa equipe de profissionais.

Qualquer dúvida sobre o assunto estamos à disposição.

Até a próxima!

whats
whats