Tingir uma peça de roupa é uma das melhores maneiras de dar uma cara nova para a peça ou mesmo renovar o guarda roupa sem precisar comprar novas peças. De fato, o processo parece simples, mas na hora de executar muitos encontram problemas graves no processo.

Sendo assim, a melhor maneira para se garantir um resultado adequado é realmente correndo atrás de uma técnica que seja ao mesmo tempo eficaz e robusta. Porém é realmente um outro desafio à parte.

Se você quer saber como tingir roupas de lã, provavelmente vai ter dificuldades de encontrar informações decentes na internet. Principalmente porque estamos falando de um processo com um tecido que não recebe bem qualquer tratamento oferecido.

 

Por isso, a única maneira de garantir que tudo dará certo é realmente procurando um serviço que seja totalmente profissional. Nós da Dry Wash estamos aqui para esta e várias outras demandas que você pode ter em relação à conservação da roupa.

Mas se ainda assim quiser tentar alguma coisa com seus próprios esforços, sem problemas. Vamos colocar aqui um passo a passo para que você consiga fazer o procedimento em casa.

Vamos conferir?

 

Como tingir roupas de lã – Guia Simples e Completo

Primeiramente é importante notar que a lã normalmente é tingida enquanto ainda está em formato de fio. Isto acontece porque a malha grossa das roupas de lã se deformam muito facilmente em água quente.

Então, fazer o tingimento pelos meios convencionais depois da peça pronta não é uma ideia tão interessante.

A melhor maneira que você terá para resolver o problema é utilizando tintura a frio, normalmente com tintas acrilex diluídas em água e aplicadas com um borrifador.

Mas isto muitas vezes ainda pode ser um problema. Então para iniciar o processo você deve deixar a peça de molho em uma mistura de água com água sanitária. Evite utilizar cloro ou alvejante, você precisa de algo bem específico.

Quando a roupa descolorir você deve escorrer o excesso de água e depois secar a peça na sombra para garantir que a tinta seja bem absorvida.

Deixa a peça estendida em uma superfície limpa e lisa que pode receber a tinta. Então misture em um borrifador a cor de sua escolha em tinta Acrilex e a porção de água recomendada.

Borrife sobre toda a extensão da peça, tanto na frente quanto na parte de trás. E depois deixe secar por 72 horas à sombra, lembrando que a exposição ao sol pode ser problemática.

Depois disso lave manualmente a peça em água fria e veja se ela solta algum tipo de tintura. Se ainda não estiver 100% fixa, utilize um fixador profissional ou mesmo sal e vinagre.

 

Considerações finais

Este é um dos jeitos mais seguros para você fazer o procedimento em casa. Mas vale dizer que a economia nestes casos deixa de ser interessante já que o procedimento aqui na Dry Wash tem um resultado perfeito e um valor muito acessível.

Por isso estamos à disposição para te ajudar nesta caminhada, basta vir até uma das nossas lojas ou então pedir o serviço de delivery que teremos prazer em te ajudar, ok?

Até a nossa próxima dica!

whats
whats