Um dos fatores determinantes para se ter uma boa noite de sono é um colchão higienizado e limpo. Com o tempo é natural que os colchões apresentem fungos, bactérias, ácaros e manchas amarelas. Por isso, é importante prevenir que isso ocorra com seu colchão.

Existem várias maneiras de higienizar colchões. Cada uma delas é específica para um tipo de problema específico que o colchão possa apresentar.

A limpeza mais comum e mais simples é a lavagem de colchão a seco. Essa limpeza é destinada para aqueles colchões que não possuem ácaros, odores fortes ou manchas amareladas.

Passo a passo da lavagem de colchão a seco

A lavagem de colchão a seco é bem simples, tudo que você precisa fazer é separar o bicarbonato de sódio, uma escova macia e um aspirador de pó. Apenas com esses objetos é possível fazer uma boa limpeza no colchão.

É recomendado fazer essa limpeza sempre em um dia ensolarado, pois os raios solares contribuem para uma higienização mais eficaz. Se possível, coloque o colchão no sol.

O primeiro passo é distribuir o bicarbonato de sódio por todo o colchão, sempre dando prioridade para as partes que estão manchadas. Depois que fizer isso, deixe o bicarbonato agir no colchão por cerca de 30 minutos.

Após esse período, esfregue o colchão com a escova. Faça isso com delicadeza, pois se colocar muita força pode prejudicar o colchão. Depois que fizer todo esse processo, deixe o produto agir por mais 30 minutos.

Passado esse tempo, passe o aspirador de pó em todo o colchão e pronto, sua limpeza já estará concluída. O bicarbonato de sódio é um dos produtos mais utilizados para fazer limpeza, pois ele tira manchas, elimina odores e mata germes e bactérias. Por isso, é sempre indicado.

Como evitar que o colchão seja danificado com o tempo

Alguns cuidados básicos podem fazer toda a diferença para aumentar a vida útil do seu colchão, para isso, é preciso estar sempre atento a qualquer sinal de dano ou sujeira.

Sempre mantenha o lençol, colcha, travesseiro e cobertores limpos e perfumados. Se a roupa de cama do colchão estiver suja, com certeza isso contamina o colchão, acarretando no surgimento de ácaros e outros germes.

Sempre que possível, coloque seu colchão no sol. A luz solar combate a proliferação de bactérias e mantém o colchão sempre em ótimo estado. Por isso, pelo menos uma vez a cada 15 dias é importante realizar esse processo.

Outra dica importante é nunca deixar nada molhado em cima do colchão, isso pode acarretar em fortes odores, além de gerar mofo. Também evite colocar objetos sujos, além de estarem com bactérias, eles podem gerar manchas.

O ideal é usar o colchão apenas para dormir mesmo, pois algumas pessoas tem o hábito de comer deitado na cama. Isso é um risco muito alto, pois pode sujar o colchão dificultando a limpeza.

Essas foram algumas dicas para você que deseja cuidar bem do seu colchão e ter cada vez mais noites de sono tranquilas e boas.

Precisando de uma ajuda profissional na limpeza é só nos chamar! Aqui na Dry Wash temos anos de experiência na área!

whats
whats