Um dos maiores erros não apenas em peças de linho, mas em qualquer outra, é a ausência de compreensão e leitura das etiquetas que contém instruções de uso, resultando então no manuseio errado das peças.

A seguir, conheça a forma correta de se lavar peças de tecido de linho, saiba se o linho encolhe ou não ao lavar, o que deve ser evitado, e conheça sobre o que é feito o material de linho.

Do que é feito o material de linho?

O linho é feito de fibras naturais originário das plantas herbáceas, geralmente extraído desde a raíz ao talo e caule, já para se alcançar a estrutura e formato das fibras são feitos de cascas e de lenhos.

Sua produção geralmente é mais comum no Brasil, na Europa, Bélgica, Polônia  entre outros países, porém o linho é originário do Egito, descoberto em 2500 a.C onde o mesmo simboliza riqueza e poder por ser de origem nobre.

 

Qual a forma correta de lavar?

Existem duas formas de se lavar sendo ela a mão ou na máquina de lavar porém com algumas restrições, a seguir como lavar peças com tecido de linho sem errar ou mesmo estragar.

Limpeza a mão:

Use apenas sabão líquido dissolvido em água com temperatura ambiente, e esfregue com as mãos suavemente, dando sempre uma atenção especial nas regiões mais sujas, enxágue, coloque no amaciante dissolvida em água e coloque para secar na sombra.

Limpeza na máquina:

Faça uso de sabão líquido e amaciante de preferência natural e incolor, em seguida coloque na máquina a opção de ciclo delicado e curto, e não tem problemas deixá-la centrifugar, depois é só colocar na sombra para secar.

 

Afinal o linho encolhe ou não?

E sim o linho pode encolher na primeira lavagem, mas depois ele volta ao normal, e isso faz parte do processo de fabricação do tecido, e geralmente acontece o processo de encolhimento em quase todas as peças de fibras naturais.

Porém tudo vai depender da forma que o tecido será lavado, pois ao colocá-las para lavar, principalmente em máquinas, as fibras incham, e quando são postas para secar elas desincham resultando no fator de encolhimento.

 

Situações que fazem o linho encolher

  • Colocar na secadora é uma das situações que mais encolhem o linho;
  • Passar ferro em peças de fibras naturais em alta temperatura também encolhe;
  • Lavar o linho em água morna ou quente causa também o encolhimento do material;
  • Não ler as instruções da etiqueta e fazer a limpeza incorreta, poderá não só encolher-lo, mas também poderá até danificar toda a peça;
  • Colocar o tecido de linho para secar no sol com temperaturas extremas também poderá encolher o material.

 

Considerações finais

Agora você já sabe a verdade sobre se o linho encolhe ao lavar. Mas não adianta nada ter aprendido tudo isto se você não consegue garantir os procedimentos mais seguros disponíveis no mercado hoje.

Por isso, estamos aqui para entregar o melhor serviço possível e assim preservar suas peças de linho.

Mas se ainda houver alguma dúvida sobre o assunto, sem problema. Basta entrar em contato nos comentários que teremos prazer em te ajudar.

Até a próxima!

whats
whats