Por muitos, muitos anos lavar roupas foi uma atividade que não teve tantas alterações. Você precisa de água e sabão. Depois basta esfregar e ir enxaguando até que toda a sujeira tenha saído.

Depois de todo o processo basta fazer uma secagem simples ao sol e tudo estará prontinho. Mesmo com a chegada das primeiras máquinas de lavar a única diferença real é que o sabão agora vinha ralado e você não fazia a maior parte do esforço.Entretanto o que fez tudo mudar foi a criação de tecidos sintéticos. Fibras que eram feitas de materiais completamente artificiais, e que tinham uma dificuldade tremenda para absorver água.

Na maioria dos casos o próprio tecido era de certa forma impermeável, mas recebia a aderência de gorduras e outras substâncias. Então como seria possível lavar de maneira adequada um material desta natureza?

Sem contar que o processo de secagem também funcionava de maneira bem mais complicada.

Isto sem falar de outros tecidos não necessariamente sintéticos, mas extremamente delicados que não se davam bem com o processo tradicional da água e sabão. Assim o melhor mesmo seria fazer com que esta limpeza fosse reformulada.

Assim nasceu a lavagem a seco, que hoje em dia é uma das especialidades de nós da Dry Wash. E também gostaríamos de compartilhar um pouco sobre o que realmente ela é.

O que é Lavagem a seco?

Ao contrário do que o nome sugere a lavagem a seco utiliza líquidos, porém estes líquidos são bastante diferentes da água. Inicialmente este tipo de higienização de roupas era feito com querosene. Aquela mesma que você compra em lojas de materiais de construção.

O motivo para isto é que este líquido penetrava de maneira mais eficaz em fibras menores ou de composições diferentes. Isto também faz com que o processo de lavagem não exija mais movimentos do que o normal, que é um dos motivos pelo qual as lavagens acabam desgastando as peças de roupas.

Outro ponto interessante é que por ser um líquido volátil, você tem um fator de evaporação que tira a necessidade de secar ao sol. Muitas peças de roupa acabam desbotando com este processo, então é importante evitar este tipo de atividade.

Hoje não se utiliza mais a querosene, e sim outros solventes profissionais. O motivo é um pouco óbvio, aconteceram vários e vários acidentes envolvendo o famoso combustível, que acabou exigindo um substituto mais seguro.

E claro, todo o processo é feito através de máquinas de lavar especiais, que não são disponibilizadas para o público comum. Afinal de contas não é algo seguro de se fazer em casa de qualquer jeito.

Hoje o processo de lavagem é realmente um grande desafio para algumas lavanderias, que muitas vezes não dão conta da demanda, aumentando seus preços e dando prazos absurdos.

Aqui na Dry Wash você poderá contar com os melhores equipamentos e profissionais altamente qualificados. Sendo assim nossa recomendação é que sempre que precisar, venha até nós, ou então peça nosso serviço de delivery, que cobrem toda a cidade do Rio de Janeiro.

Qualquer dúvida estamos à disposição!

whats
whats