Realizar o tingimento em roupa estampada requer alguns cuidados, pois a forma incorreta poderá ocasionar um resultado indesejado, por isso é muito importante seguir as dicas e instruções.

A seguir conheça alguns cuidados essenciais que se deve tomar antes de tingir roupa estampada, descubra como tingir tanto com água quente como com água fria, anote tudo para não esquecer.

Cuidados antes de tingir roupa estampada

É fundamental que a peça esteja completamente limpa antes de tingi-la, pois a presença de sujeira poderá causar manchas indesejadas, e até mesmo poderá estragar a estampa da roupa.

Tome cuidado na hora de usar a tinta escolhida, pois se a intenção não é cobrir totalmente a estampa é fundamental fazer o tingimento com uma tonalidade menos pigmentada, e também deve-se prestar atenção ao tempo em que a roupa precisar ficar de molho na água.

Evite colocar a roupa na máquina de lavar logo após o tingimento para que sua durabilidade seja maior, se preferir poderá investir em um fixador de tinta para tecido para um melhor resultado.

Evite colocar a roupa estampada para secar exposta diretamente a luz solar pois o mesmo poderá causar manchas por conta da tinta utilizada, por isso opte por deixá-la em um ambiente que faça sombra.

 

Como tingir com água quente

Para esse passo é fundamental colocar uma panela com água no fogo para ferver , de preferência uma que não seja usada para cozinhar, em seguida umedeça a roupa em com o uso de um borrifador.

Feito isso coloque a peça na panela e mergulhe por completo com o auxílio de uma colher de madeira descartável, depois que mexer algumas vezes ainda com fogo ligado, deixe ferver por mais 30 minutos.

Após os 30 minutos basta remover a peça com uma luva térmica, preparar uma bacia com água limpa e fria e pôr e colocar a roupa dentro, enxágue até parar de sair tinta e para finalizar coloque para secar em um local arejado e com sombra.

 

Como tingir com água fria

Para esse tingimento é fundamental utilizar uma tinta específica para coloração feita em água com temperatura ambiente, e para iniciar o processo coloque a tinta de tecido em uma bacia com água.

Misture bem até dissolver bem a tinta, depois umedeça a roupa com água limpa e coloque-a dentro da bacia, é necessário ficar um tempo mexendo na roupa para garantir que tudo seja tingido..

Feito isso deixe a roupa estampada de molho por aproximadamente 30 minutos, após esse tempo remova a peça da bacia, enxágue em uma água limpa até remover os excesso, e por fim basta colocá-la para secar em um local que faça sombra e que seja arejado. Veja mais sobre tingimento a frio aqui.

 

Considerações finais

Saber como tingir roupa estampada é realmente uma tarefa surpreendente. Entretanto, este processo pode ser bem mais tranquilo quando levamos em consideração o cuidado em cada processo.

Ter um certo domínio sobre as principais técnicas também é interessante, por isso, nós da Dry Wash recomendamos que você venha até nós para resolver seus problemas de tinturaria.

Até a nossa próxima dica!

whats
whats