O que faz uma lavanderia a seco? Essa é uma pergunta que várias pessoas se fazem, afinal de contas o processo de lavagem por si só está intrinsecamente ligado à água. Como então seria possível fazer uma lavagem a seco? E é exatamente sobre este processo que eu resolvi falar hoje.

Assim você fica um pouco mais informado do que realmente acontece nas lavanderias com as suas roupas. Conheça agora o mundo mágico deste processo incrível aqui.

O que é lavar a seco roupa?

Primeiramente é importante dizer que este nome é ligeiramente figurativo. Não é porque a lavagem é à seco que necessariamente não há nenhum tipo de líquido envolvido. Estamos falando de um sistema de lavagem que não utiliza a água como solvente.

Deixe-me explicar, a água é chamada na química de solvente universal, pois praticamente qualquer coisa se dissolve nela. Então o processo de lavagem é facilitado com a água, ajudando a diluir o sabão que ficou na roupa junto com toda a sujeira. O resultado é uma roupa que perdeu todos os componentes ruins dissolvidos na água.

Entretanto alguns tecidos são danificados se colocados em contato direto com a água. Isto traz um problema real para conservar suas vestimentas com qualidade. O que provavelmente vai acontecer é que muitas fibras da roupa podem acabar ficando deformadas.

Sendo assim vários materiais e peças acabam sendo incompatíveis com o modelo tradicional de limpeza.

 

Qual o solvente da lavagem a seco?

Entretanto a lavagem a seco utiliza materiais solventes muito diferentes. Normalmente eles são até mesmo tóxicos, e por isso devem ser utilizado somente por profissionais treinados e em ambientes que são preparados para isso.

No início da técnica se utilizam materiais como querosene e outros derivados do petróleo, mas os óbvios acidentes envolvendo incêndios fizeram com que tudo fosse aperfeiçoado. Hoje é utilizado o percloroetileno (vulgo perc), que além de limpar melhor não é inflamável.

 

Como fazer lavagem a seco?

O processo de lavagem a seco também exige máquinas de lavar especiais, tornando o método pouco acessível para quem não é profissional. Você não pode simplesmente inserir o produto em uma máquina normal e esperar resultados.

Primeiramente o tecido é analisado e sujeiras e fiapos maiores são removidos. As manchas presentes são analisadas para se definir qual material será utilizado na limpeza. Só então as peças são inseridas nas máquinas de lavar com o perc.

É importante manter as roupas bastante secas, afinal o produto é tóxico e não deve entrar em contato com a pele. Por isso um sistema de ar quente dentro da própria máquina se encarrega de secar as roupas após a lavagem.

Se ainda existem manchas o processo se repete. Senão chega a vez de passar a roupa. Esta é uma técnica delicada, afinal vários tecidos não são compatíveis com o ferro. Mas este também não é um ferro comum. Aqui as roupas recebem um jato vapor pressurizado que acaba passando diretamente pelas fibras e é capturado pela tábua de apoio.

Ou seja, sua roupa não se molha e fica passada.

 

Lavagem a seco de estofados

Também é possível aplicar o processo de lavagem a seco para os seus estofados e, nesse caso o processo é um pouco diferente.

No serviço de limpeza a seco, o estofado é aspirado para retirar o excesso de poeira. Esta etapa é importante para que o processo ocorra de maneira satisfatória. A lavagem a seco de boa qualidade usa uma quantidade mínima de água misturada com algum produto específico, que é espalhado pelo estofado.

Logo após, há a limpeza com um pano apropriado ou uma escova, a depender do tipo de tecido.

Para entender melhor como funciona uma limpeza a seco profissional de estofados, veja: Higienização de sofás, colchões, poltronas, cadeiras e estofados

Entendeu agora o que faz uma lavanderia a seco? Se você quiser conhecer melhor nossos serviços não deixe de nos ligar em nosso endereço mais próximo.

whats
whats