Olá pessoal! Hoje vamos falar sobre um dos bairros mais conhecidos do Rio de Janeiro: A Barra da Tijuca!

Se você é carioca ou já visitou a cidade maravilhosa, com certeza já ouviu falar dessa região que se destaca por suas praias paradisíacas, condomínios de luxo e shoppings centers.

A História da Barra da Tijuca

Mas você sabe como tudo isso começou? A história da Barra da Tijuca remonta ao século XVI, quando os primeiros colonizadores portugueses chegaram ao Brasil.

 

Naquela época, a região do Rio de Janeiro era habitada pelos índios tamoios, que viviam da pesca e da agricultura. Com o passar dos anos, a área passou a ser utilizada para a criação de gado e plantações de cana-de-açúcar.

Barra da Tijuca RJ seculo-16

Fundação do Rio de Janeiro, por Antônio Monteiro (1855-1888)

Até meados do século XX, a região que hoje é conhecida como Barra da Tijuca ainda era um grande sertão no meio do estado do rio de janeiro, bem como seus bairros adjacentes jacarepaguá, guaratiba e Recreio dos Bandeirantes.

 

A partir de 1960, entretanto, essa situação começa a mudar, com a constante chegada de novos ocupantes e moradores de outras regiões se estabelecendo na região após sistemáticos investimentos em infraestrututura pública e melhoria do acesso á Região, de acordo com o plano do Urbanista Lúcio Costa, que dá nome a uma das principais Avenidas do Bairro atualmente.

 

Lucio Costa urbanista barra da tijuca

O Urbanista Lúcio Costa, responsável pelo plano piloto de expansão da região metropolitana do Rio que viria a dar origem á Barra da Tijuca como a conhecemos hoje

Em 1970, a região ganhou sua primeira via expressa, a Avenida das Américas, que ligava o bairro à Zona Sul do Rio. Nos anos seguintes, surgiram os primeiros condomínios de luxo, como o Jardim Oceânico e o Península, que se tornaram sinônimo de sofisticação e exclusividade.

Foi na década de 1970 também que foi construída a Autoestrada Lagoa-Barra, que possibilitou o maior desenvolvimento do bairro, diminuindo o tempo de transporte para a zona sul da cidade do Rio.

Por essa mesma época, consolidaram-se grandes condomínios fechados, inspirados num então novo modelo de vida, com destaque para o Nova Ipanema e o Novo Leblon.

 

Assim, a Barra da Tijuca foi pouco a pouco ganhando os contornos do que viria a ser a “Miami do Brasil”, mas sem perder as raízes próprias e mantendo ainda importantes áreas de contato com a natureza e preservação ambiental.

 

Em 1991, a região no entorno da lagoa de Marapendi é declara área de proteção ambiental, algo que era proposto desde a década de 1930 pelo ambientalista Armando Magalhães Corrêa, ainda na época em que a Barra não passava de um “grande sertão”

 

Barra da Tijuca anos 1970

Barra da Tijuca vista de cima, anos 1970

 

Fundação oficial e tentativas separatistas

Em 1981, por meio de um decreto, o Bairro da Barra da Tijuca é oficialmente fundado após uma intensa ocupação e boom imobiliário ocorrido na década anterior.

Em 1988, alegando que a Barra era o local da cidade com impostos mais altos e que recebia menos retorno, alguns moradores levantaram a bandeira separatista, defendendo que o local se tornasse um município. Por falta de quórum, a reivindicação não foi para frente.

Em 2000, uma nova tentativa de criar um novo município, englobando Barra, São Conrado, Recreio e Jacarepaguá foi empreendida, também sem sucesso.

 

A Barra da Tijuca Atual

Hoje, os condomínios exclusivos do bairro tornaram-se uma “cidade dentro da cidade”, oferecendo comércio, opções de lazer e até mesmo sistema próprio de transporte, para diferentes pontos da cidade.

As ruas da Barra, após o grande boom vivido pelo bairro, são atualmente mais espaços para circulação de veículos do que socialização, sendo praticamente indispensável se locomover de carro no Bairro.

Como todo o Bairro foi projetado a partir de rodovias desde o início, é possível se locomover rapidamente até os famosos restaurantes, Hipermercados, Shoppings, Bares e todo o tipo de opção de entretenimento.

Shopping Barra Shopping

O Barra Shopping, um dos mais icônicos Shoppings do Bairro

Falando em entretenimento, a Barra da Tijuca é famosa por seus shoppings centers. O primeiro deles, o Barra Shopping, foi inaugurado em 1981 e hoje é um dos maiores centros comerciais da América Latina, com mais de 700 lojas. Outros shoppings importantes da região são o Village Mall e o Rio Design Barra.

 

As praias da Barra da Tijuca

 

Conheça a História da Barra da Tijuca RJ

A Orla da Barra da Tijuca

 

Mas é claro que não podemos falar da Barra da Tijuca sem mencionar suas belíssimas praias.

São mais de 18 km de extensão de areias brancas e mar azul, que atraem turistas e moradores da cidade durante todo o ano.

Além disso, a praia é conhecida por suas ondas fortes, o que a torna um ponto de encontro de surfistas e praticantes de bodyboard..

A Praia da Barra, a Praia da Reserva e a Praia do pepê são algumas das mais famosas.

 

Praia da Barra da Tijuca

A Praia da Barra da Tijuca é a praia mais conhecida da região e estende-se ao longo da Avenida Lúcio Costa até o Recreio dos Bandeirantes.

É a maior praia do estado do Rio de Janeiro, com dezoito quilômetros de comprimento.

A partir da Avenida Ayrton Senna, a praia não possui calçadão, por ser uma região de preservação ambiental. Tem ondas fortes, tubulares e muito boas para a prática do Surf e do Bodyboarding. 

Praia da Barra

Praia do Pepê

A Praia do Pepê é uma praia que estende-se ao longo da Avenida do Pepê, próximo ao quebra-mar.

A praia e a avenida foram assim batizadas em homenagem ao empresário e esportista Pedro Paulo Guise Carneiro Lopes, mais conhecido como Pepê.

Praia do Pepê

Praia da Reserva

A Praia da Reserva, também conhecida como Praia da Reserva de Marapendi, tem aproximadamente 8 km de extensão.

É um segmento da praia da Barra voltado à preservação ambiental, embora disponha de inúmeros complexos residenciais de alto padrão.

É dividida em 26 “ilhas” e caracterizada principalmente pelas águas límpidas e pela areia fofa. É margeada pela avenida Lúcio Costa ao longo de toda a sua extensão e pode ser acessada tanto pela Barra quanto pelo Recreio.

Praia da reserva

O que fazer na Barra da Tijuca

Além das praias, há muitos outros passeios e atrações que você pode aproveitar ao visitar a Barra da Tijuca, confira alguns deles:

 

O quebra mar da Barra da Tijuca

Uma ótima ideia do que fazer na Barra da Tijuca é visitar o quebra-mar da Barra.

Localizado no final da Avenida do Pepê, perto do Posto 1, a construção tem o intuito de proteger a orla da praia da forte ação das ondas, mas se tornou um ponto turístico local, devido a sua vista privilegiada para a praia e a pedra da gávea.

 

Bosque da Barra

Com cerca de 50 hectares ao ar livre, o Bosque da Barra é um passeio na Barra excelente para aproveitar aquele dia azul límpido.

Não se assuste ao ver alguns jacarés boiando aqui e ali porque eles fazem total parte da paisagem. Aliás, todo esse cenário de natureza abundante tem vista para a Pedra da Gávea e é um convite quase irrecusável.

 

Museu do Pontal

O maior museu de arte popular brasileira fica na Barra da Tijuca e merece ser visitado. Com um acervo de 9 mil peças feitas por 300 artistas brasileiros, entre eles o Mestre Vitalino, a coleção do Museu do Pontal é a mais significativa do país e conta com exposições fixas e temporárias. A entrada é grátis, mas vale fazer uma contribuição, por menor que seja.

Museu do Pontal Barra

Cidade das Artes

A Cidade das Artes é outra dica cultural do que fazer na Barra da Tijuca. O espaço é dedicado às múltiplas atividades artísticas e você terá acesso a shows, teatro, musicais, exposições e espetáculos de dança. Falando em teatro, confira algumas das peças patrocinadas pela Dry Wash.

 

Shoppings

O Apelido de Miami da Barra não é à toa. Afinal, a Barra da Tijuca tem grandes shoppings para os amantes de compras. Um deles, o New York City Center ultrapassa os limites do nome gringo e tem até uma Estátua da Liberdade logo na frente do Shopping.

New York City Center

O shopping New York City Center e a icônica réplica da estátua da Liberdade na entrada

 

Ele está acoplado ao Barra Shopping, o maior e mais popular shopping do Rio de Janeiro. Em conjunto, eles têm mais de 700 lojas, dezenas de restaurantes, 18 salas de cinema e um boliche, o Barra Bowling Grill.

Próximo ao Barra Shopping você encontrará o Village Mall, um dos mais sofisticados da cidade. Cheio de lojas internacionais de grife e com restaurantes requintados, é o ambiente certo para os clientes do segmento luxo.

 

Curiosidades

Sabia que a Barra da Tijuca já foi palco de grandes eventos esportivos, como os Jogos Pan-Americanos de 2007 e as Olimpíadas de 2016? Além disso, a região abriga o Parque Olímpico, que recebeu as competições de diversas modalidades durante os Jogos.

Barra da Tijuca

O Canal de Marapendi é uma das principais atrações da Barra da Tijuca. Com mais de 9 km de extensão, ele foi construído na década de 1950 para drenar as áreas alagadiças da região.

Hoje em dia, o canal é utilizado para a prática de esportes aquáticos como canoagem, stand-up paddle e windsurf.

Em meio à urbanização da Barra da Tijuca, existe uma área de preservação ambiental de cerca de 1.500 hectares, a Reserva Ecológica de Marapendi. É o lar de várias espécies de animais e plantas, e é um importante refúgio verde na região.

 

Bom pessoal, agora que vocês conhecem um pouco mais sobre a história da Barra da Tijuca, que tal programar uma visita a esse bairro tão charmoso e cheio de atrativos? Com certeza vocês não vão se arrepender!

Ah, e pode aproveitar para conhecer a melhor Lavanderia da Barra da Tijuca: A Dry Wash!

Veja nossas lojas na barra!

whats
whats