Como lavar a bandeira do Brasil é uma dúvida mais frequente do que muitas pessoas possam imaginar.
Principalmente pelo que tem passado o país nesses últimos anos. Milhares de brasileiros foram às ruas (e continuam indo…) com suas bandeiras, protestando e clamando por justiça. O espírito patriótico parece ter acordado o país!

Portanto, aproveitando o 07 de setembro, nada melhor do que aprender como lavar a bandeira do Brasil.

Provavelmente, você utilizou a sua bandeira em muitos dos eventos esportivos recentes. Teve a Copa do Mundo de Futebol e Olimpíadas no Brasil; depois, novamente a Copa, só que na Rússia; e mais recentemente os Jogos Pan-Americanos realizados em Lima, no Peru em 2019 e as olimpíadas de 2021 em tóquio.

História da bandeira do brasil

Brasil Império Bandeira

Bandeira do Brasil Império (1822-1889)

Muitos de nós aprendemos que as cores da bandeira representam o ouro, a flora e os céus do país. Essa interpretação, porém, está incorreta, uma vez que as cores da bandeira têm seu significado e origem repousados em acontecimentos relevantes da história portuguesa, já que a Bandeira atual deriva da Bandeira do Brasil Império. Como D. Pedro era filho de um rei português, a herança da cultura portuguesa e dos ideais do Império na composição de nossa bandeira foi inegável. Entenda a origem das cores:

  • Verde: essa cor era utilizada pelos primeiros povos que habitaram a Lusitânia, região correspondente a Portugal. Essa cor passou a simbolizar liberdade quando os habitantes da região lutaram contra a invasão dos mouros na Idade Média.
  • Amarelo: essa cor fazia parte do brasão de armas de Portugal e foi adicionado depois da conquista do Algarve, em 1249. Outra observação importante é que o amarelo era uma cor símbolo dos Habsburgo-Lorena, dinastia do qual d. Leopoldina (esposa do imperador) fazia parte.
  • Azul e Branco: essas cores remontam ao Condado Portucale, condado do qual surgiu Portugal, e as cores desse condado foram escolhidas pelo d. Henrique da Borgonha.

 

Como lavar a bandeira do Brasil

Sem mais delongas, vamos aprender como Lavar a Bandeira do Brasil:

Como lavar a bandeira do Brasil?

Bom, é comum as bandeiras ficarem sujas mesmo guardadas. A poeira pode acumular e acabar encardindo a bandeira, sem contar no aspecto, que fica horrível.

As bandeiras que ficam ao ar livre ‘sofrem’ mais, com maior probabilidade à poeira, sujeiras diversas e outros tipos de ações.

Você pode lavar a bandeira do Brasil na máquina de lavar roupas, mas é preciso alguns cuidados especiais, principalmente por conta do tecido, geralmente de náilon.

Os cuidados e a metodologia são praticamente os mesmo para roupas mais delicadas: lavar com um bom detergente; usar a opção adequada para o tipo de tecido; e deixar secar naturalmente.

Se for usado produtos de boa qualidade e seguir as recomendações você não terá problema e conseguirá atingir os resultados esperados.

Depois é só guardar a bandeira em local apropriado, que ela vai estar limpa e em ordem para uso quando você quiser e precisar.

Para facilitar, veja um passo a passo abaixo, com as principais orientações explicando direitinho como lavar a bandeira do Brasil, confira:

 

  1. Preparação inicial

Depois de remover a bandeira do local (seja mastro, janela, armário, etc…) coloque-a aberta em uma superfície lisa.

Com a ajuda de um pano ou uma toalha seca limpe a sujeira ou o pó que porventura estejam na bandeira.

Dica: procure fazer a limpeza na mesma direção.

 

  1. Removendo as manchas

Se houver manchas, limpe o local com uma esponja macia e úmida e um bom removedor de manchas.

Geralmente as bandeiras que ficam expostas (ao ar livre) estão sujeitas a fezes de pássaros e outras sujeiras que podem endurecer. Nesse caso, pode usar água morna na esponja e molhá-la repetidas vezes até limpar as manchas por completo.

 

  1. Lavando na máquina

Depois de removida as manchas, você pode colocar sua bandeira na máquina de lavar roupas normalmente.

Tem que tomar cuidado com roupas que soltam tinta. O mais recomendado é lavar a bandeira do Brasil sozinha, para evitar riscos.

 

  1. A escolha do sabão

Para lavar a bandeira do Brasil você pode usar o detergente que está acostumada. A proporção varia de acordo com a capacidade da máquina, mas geralmente, é uma tampa de detergente líquido ou uma colher de detergente em pó.

 

  1. O ciclo da máquina

Não se esqueça de escolher o ciclo adequado para o tecido da bandeira. Dê preferência para um ciclo lento se não houver um específico.

Importante: lave com água fria.

 

  1. Secagem

Coloque sua bandeira para secar ao ar livre, em local limpo e seco.

Detalhe: nunca use secadora.

 

  1. Guardando a bandeira

Agora é só conferir se existe linha desfiando ou algum lugar que precisa de reparo, arrumar, e guardá-la.

 

Estas foram as dicas de hoje de como lavar a bandeira do Brasil. Para a melhor limpeza possível, não deixe de ir até uma lavanderia especializada como a Dry Wash.

whats
whats