Esse é um dos tecidos de tapetes mais fáceis de serem lavados, porém também são um dos mais fáceis de acumular odores, mofos e principalmente fungos, por isso é importante limpá-lo da forma correta.

Sendo assim saiba a seguir qual é a forma mais prática e adequada de se lavar tapetes sintéticos sem danificá-los, acompanhe o passo a passo, atente-se também as dicas e cuidados que devem ser tomados e tudo que deve ser evitado.

 

Passo 1 – Limpeza

Primeiro chacoalhe o tapete ou aspire para remover o pó, em seguida prepare uma mistura de detergente neutro, vinagre de álcool, limão espremido e sal ambos dissolvidos em água, em seguida basta espalhar essa mistura por toda a superfície.

Use uma vassoura ou escova para espalhar todo o produto, foque no centro e nas extremidades que é onde costuma acumular mais sujeira, em seguida deixe de molho por aproximadamente 30 minutos.

 

Passo 2 – Remoção dos produtos

Água morna com vinagre de álcool, é o suficiente para remover o excesso de sabão e dos demais produtos, pois isso use um rodo para ajudar a retirar os excesso caso seja um tapete grande. em caso de tapetes pequenos pode espremer com as mãos ou colocá-lo na máquina para enxaguar.

 

Passo 3 – Adição de cheiro

Após remover todos os resíduos dos produtos, prepare uma água com amaciante, desinfetante e um pouco de álcool, em seguida espalhe pela superfície do tapete, retire os excessos caso tenha encharcado de mais com um pano seco, e já pode colocá-lo para secar.

 

Passo 4 – Secagem

Pendure o tapete em um local arejado com sombra e só coloque ele no sol após quase 100% seco, para evitar que os raios solares causem manchas pelo tapete ou até que resseque o material sintético.

 

Manutenções, dicas e cuidados

O tapete está limpo, porém o cheiro não é agradável? Pois bem, basta fazer uma mistura de vinagre de álcool, desinfetante dissolvidos em água, borrifa-lo por todo o tapete sempre que necessário, colocá-lo para secar e utilizá-lo novamente.

O tapete está com poeira mas não quer lavá-lo com água? Basta aspirar todo o tapete ou chacoalhá-lo, em seguida colocar num pote  bicarbonato com sal, misture os dois e polvilhe por toda a superfície, depois com um pano úmido remova os excessos.

Faça essas manutenções sempre que necessário, e mantenha uma rotina de limpeza, de uma vez por semana a duas vezes, pelo fato do material sintético acumular sujeira com facilidade.

Não quero lavar o tapete na mão, posso lavá-lo na máquina? Saiba que os tapetes sintéticos são feitos de fibras acrílicas, nylon ou até poliéster, sendo assim eles são mais resistentes e podem sim ser lavados na máquina.

 

Considerações finais

Como você pode ver, não é tão difícil aprender como lavar tapete sintético. Mas sem dúvida nenhuma a maneira mais segura é passar através de um processo profissional com pessoas e materiais especializados.

Sendo assim, nós da Dry Wash somos a melhor opção para você alcançar resultados de qualidade. Basta entrar em contato com a gente, ok?

Até a próxima!

whats
whats