Um terno é sempre aquele conjunto de roupa que nós temos a necessidade de utilizar. Alguns com mais frequência, e outros em ocasiões raras. Entretanto, seja por um alegre casamento ou uma ocasião profissional mais sóbria, nós acabamos muitas vezes nos perdendo em como manter aquele terno sempre limpo.

Este, definitivamente, não é um conjunto de roupa que simplesmente jogamos na máquina e damos o start. Há uma necessidade de cuidados especiais para se fazer uma lavagem mais eficaz e que não traga tantos riscos para a roupa.

Porém é importante lembrar também que a lavagem à seco é um método seguro de limpeza, mas que nem sempre é executável em ambiente doméstico. Os produtos utilizados são ligeiramente nocivos e precisam de profissionais capacitados e máquinas especializadas.

Mas há um jeito de se fazer uma lavagem a seco de um terno dentro de sua própria casa, acredite. Só basta seguir alguns cuidados básicos, lembrando que a maneira mais segura e eficaz mesmo é procurando ajuda profissional.

Por exemplo, você pode utilizar o álcool ou outros produtos simples para fazer a mesma tarefa. Lembrando, você pode ter alguns problemas na questão de segurança e também irá precisar de muita atenção, pois não tem exatamente como garantir que algo assim corra bem dentro de casa.

 

Como lavar terno a seco

Primeiramente retire tudo o que estiver guardado dentro dos bolsos. Você precisa ter certeza de que cada peça esteja separada e vazia. Para facilitar o processo tente tirar os excessos de poeira e sujeira utilizando uma escova de cerdas macias.

A lavagem à seco não significa ausência de líquidos, e sim de água. Você irá utilizar um solvente que seja menos problemático para a roupa e ao mesmo tempo seja mais eficaz.

Na lavagem caseira o mais seguro a se utilizar é o álcool. Você pode utilizar o álcool normal de limpeza. Embora o álcool para carros seja mais barato é bem mais perigoso de manusear e também pode trazer alguns problemas para o tecido.

Encha um balde com uma quantidade suficiente de álcool para cobrir todas as peças. Enquanto elas ficam de molho faça leves fricções e deixe elas lá por mais uns 10 minutos. No final do processo remova as roupas e o álcool que deve estar sujo.

Torça as roupas fora do álcool e remova o que puder. Encha novamente o balde ou bacia com álcool novo e repita o processo.

Depois você deve novamente torcer o excesso e deixar secar o que puder utilizando uma toalha. Assim você consegue evitar desbotamento e acidentes. Deixe as peças secarem à sombra em um local bastante arejado.

Até porque você precisa ter certeza de que as peças estejam longe de fontes de calor ou qualquer coisa que possa criar uma faísca. Afinal de contas o álcool é extremamente inflamável.

A secagem não demora muito, mas é bom esperar ter certeza para não correr grandes riscos. A partir daí está tudo pronto, lembrando de que este tipo de roupa não deve normalmente ser passada à ferro.

 

Posso lavar/centrifugar terno na maquina?

NÃO, DE JEITO NENHUM! Os ternos são peças de tecidos complexos e mais delicados – a máquina, mesmo no ciclo leve ou delicado, tende a danificar e deformar as fibras, principalmente em partes específicas como as ombreiras e o colarinho. O ideal é seguir o processo acima ou, preferencialmente levar a uma lavanderia.

 

Quanto custa lavar terno na lavanderia?

O Valor pode variar um pouco dependendo da complexidade da peça, mas você pode ter certeza que sai mais barato do que correr o risco de estragar sua peça tentando fazer sozinho. Venha a uma de nossas lojas ou solicite o delivery e garantimos que você não irá se arrepender.

No mais é isso, quaisquer dúvidas estamos à disposição.

whats
whats