O couro é sem dúvida nenhuma um dos tipos de tecido mais comuns em toda a história da humanidade. Em parte por ser o único material disponível por muito tempo, e em parte por ser um excelente retentor de calor.

Mas com certeza o couro é uma peça que traz estilo e visuais incríveis para a maioria das pessoas. Tanto que até os dias de hoje surgem novas peças de couro normal ou sintético para criar ainda mais variedades.

Só que mesmo um material criado de maneira sintética vai ter seus desgastes e necessidade de retoque. Por isso, é importante que você saiba como pintar couro sintético para sempre poder dar uma cara nova tanto para suas roupas, acessórios ou estofados.

Nós da Dry Wash preparamos um pequeno guia para te auxiliar.

Vamos conferir?

 

Como pintar couro sintético

 

1 – Escolha uma boa tinta

Existem várias opções de tinta no mercado que irão servir para este tipo de tarefa. São elas:

  • Tinta acrílica;
  • Tinta para couro;
  • Chalky Paint;

A tinta acrílica serve muito bem, mas é a que acaba descascando com menos tempo. Já a tinta para couro é uma base um pouco mais duradoura, a nossa recomendação principal.

Existe também a Chalky Paint, esta é uma opção importada que leva uma base de tinta acrílica com partes de gesso.

Escolha a cor correta e pinte um pedaço de papel levemente e coloque ao lado para ver se fica como você deseja.

 

2 – Lave a peça

Antes de começar o processo de limpeza é importante lavar a peça muito bem. Assim você remove qualquer tipo de sujeira ou poeira que vai impedir a tinta de aderir corretamente.

Utilize um pano com sabão ou detergente neutro e água. No final seque muito bem a peça com um pano seco ou outra forma.

Lembre-se, proteja as partes que você não quer pintar da sua peça com uma fita crepe.

 

3 – Passe a base

Se você vai aplicar a mesma cor para todo o item é importa que você trabalhe uma primeira demão bastante uniforme. Não demore muito, pois a tinta acrílica seca rápido. E evite deixar o pote aberto, até mesmo para não criar uma película que irá trazer diferença na cor.

Espalhe por toda a peça e tenha certeza de que ela secou bem.

 

4 – Passe a segunda demão

Agora é o momento de você realmente caprichar e não deixar nenhum canto irregular. Para esta parte da atividade pode ser até mesmo importante utilizar um pincel diferenciado que proporcione uma maior precisão.

Garanta que a peça toda recebeu um tratamento adequado.

 

5 – Secagem

O tempo de secagem vai variar de acordo com o produto, e provavelmente você terá alguma descrição na embalagem. Mas é importante informar que este processo de secagem deve ser feito na sombra, sem que você exponha demais a peça ao sol.

Um ambiente arejado ajuda bastante.

Mas se quiser realmente um serviço perfeito e fácil, basta vir até uma das nossas lojas, ou mesmo entrar em contato e pedir o serviço de delivery.

Até a nossa próxima dica!

whats
whats