Não é de hoje que a tecnologia nos trouxe muitos materiais novos e de qualidade. Tanto que na idade média era comum ter somente duas mudas de roupas por pessoa. Hoje nós acabamos ficando sem saber o que escolher para sair devido a variedade.E claro, a qualidade dos fios melhorou muito também, aumentando a variedade de materiais com os quais podemos fazer novos tipos de roupas. Mas seria possível hoje em dia escolher um material perfeito?

Muitos utilizam o Elastano, por exemplo, em várias partes do dia. Antes ele tinha um foco mais voltado para exercícios físicos, entretanto hoje já vemos dezenas de novas aplicações para ele.

Mas o Elastano é um bom tecido? Há muitos rumores de problemas e soluções envolvendo esta fibra artificial. Por isso nós aqui da Dry Wash resolvemos tirar qualquer dúvida sobre esse tecido no artigo de hoje.

Elastano é um bom tecido?

O Elastano foi criado em 59 por Joseph Shivers, um dos mais importantes membros da DuPont. Sua origem vem do petróleo, então poderíamos dizer que ele é um tipo de plástico extremamente elástico.

É impossível criar um tecido totalmente feito de elastano, a liga com outros tecidos é necessária. Ele acaba servindo somente como um filamento que percorre o tecido normalmente. A porcentagem de elastano em um tecido varia entre 2% e 20%.

Quanto maior a concentração de elastano, mais a roupa ficará adaptável ao corpo da pessoa. E sua capacidade de esticar e voltar ao tamanho original não se perde facilmente com o tempo.

Isto faz com que roupas feitas com ligas de elastano acabem se tornando muito mais duradouras do que o normal.

Outro ponto interessante a se notar é que o elastano não se degrada facilmente na presença de umidade. Seja ela vindo de água do mar ou piscina ou até mesmo da transpiração.

Até mesmo baixas quantidades de cloro (a famosa água sanitária) são toleradas. Como é o caso das piscinas. Claro que expor suas peças a este tipo de substância reduzirá um pouco a vida útil do tecido.

Então talvez seja por isso que a maioria dos atletas acabe optando por este tipo de material ao escolher uma roupa para praticar esportes. Por ficar rente ao corpo as fibras não ficam criando atritos desnecessários que machucam a pele e o corpo.

Como lavar elastano?

Por ser um tecido sintético é sempre bom utilizar somente lavagem em água fria. E de preferência tente lavar na mão. Máquinas de lavar automática podem realmente trazer um desgaste um pouco maior do que o necessário.

É extremamente importante consultar a etiqueta da peça, afinal de contas é lá que está o manual de uso de qualquer roupa. É lá que o fabricante diz o que pode ou não ser feito.

Mas por último lugar é interessante que você procure um tratamento profissional por aqui na Dry Wash. Assim você garante que a sua peça receberá o tratamento adequado, sendo totalmente preservada e entregando tudo o que você precisa.

 

whats
whats