É controverso!”. A frase do refrão da canção que abre o musical “Viva o povo brasileiro”, que estreia amanhã no Teatro Riachuelo, talvez sintetize a alma do romance de João Ubaldo Ribeiro (1941-2014), publicado em 1984 e que mistura ficção com episódios reais da História do Brasil. A trama começa na época da invasão holandesa do século XVII e se estende até meados dos anos 1970, período da ditadura militar. Ao longo de 670 páginas, o sétimo ocupante da cadeira 34 da Academia Brasileira de Letras descreve a jornada de uma alma que quer encarnar no Brasil, mas se atrapalha ao envolver-se em tramas cômicas, trágicas e, por vezes, controversas.

 

A versão teatral do romance é o resultado da adaptação do diretor carioca André Paes Leme, que se debruçou sobre a obra do escritor baiano ao longo do doutorado em teatro que cursou na Universidade de Lisboa, em 2015.

 

Saiba mais em: https://oglobo.globo.com/rioshow/teatro-e-danca/noticia/2023/08/24/viva-o-povo-brasileiro-de-joao-ubaldo-ribeiro-ganha-versao-com-musicas-de-chico-cesar.ghtml

whats
whats